«Celebrada en Getsemaní la fiesta de la Preciosísima Sangre de Jesús | Custodia Terrae Sanctae

«Celebrada en Getsemaní la fiesta de la Preciosísima Sangre de Jesús

2012/07/01

Domingo, dia 01 de julho de 2012

Celebrada no Getsêmani a solenidade do Preciosíssimo Sangue de Jesus.
No domingo, dia 01 de julho, na Basílica da Agonia, na encosta ocidental do Monte das Oliveiras, foi celebrada a solenidade do Preciosíssimo Sangue de Jesus.
Na presença de uma centena de fiéis, o Custódio da Terra Santa, Fr. Pierbattista Pizzaballa, ladeado pelo Vice-Custódio, Fr. Artêmio Vítores, Fr. Ignacio Ceja Jiménez, Provincial da Província de S. Francisco e S. Tiago, no México, e por muitos concelebrantes, fez memória do Preciosíssimo Sangue de Jesus.
Dois foram os gestos significativos: ao início da missa, o Custódio espalhou sobre a rocha da agonia pétalas de rosas, em recordação das gotas de sangue versadas pelo Senhor e, na homilia, recolheu das veias novas e antigas da Escritura as normas e o significado salvífico da Aliança com Deus, seladas pelo sangue derramado.
Em Jerusalém e na Terra Santa, celebra-se, cada ano, a solenidade do Preciosíssimo Sangue, para significar auniversalidade e a eficácia redentora desse Sangue.
O cristianismo é a religião do sangue de Cristo, santificação, graça e glória. A Igreja testemunha a história do Preciosíssimo Sangue através da pregação do Evangelho e da administração dos Sacramentos.
À luz de Maria, o Precisíssimo Sangue torna-se mais precioso, porque somente em Maria alcança sua plena eficácia redentora.
A devocão ao Preciosíssimo Sangue tem origens mui antigas. S. Paulo é considerado o verdadeiro Doutor do Preciosíssimo Sangue. Mas seu exemplo foi seguido por muitos outros santos, em especial, se recordam Santa Catarina de Sena, profetiza do Preciosíssmo Sangue, e S. Gaspar de Búfalo.